Vêneto: Conheça o vinho Prosecco e faça um tour pelas suas colinas

A região de Conegliano e Valdobbiadene, e suas pequenas frações, encanta não só pela beleza, mas também por um vinho que é elemento da identidade de seus moradores, o Prosecco.

Caminhos sinuosos, muitas vezes íngremes, ajudam a compor o cenário formado por colinas e pequenos lugarejos harmoniosos e serenos como os finais de tarde durante a primavera no Norte da Itália. Estamos  na região do Vêneto, na província de Treviso, a uma hora da Piazza San Marco, coração pulsante de uma das mais célebres e lindas cidades italianas, Veneza. E também a 100 quilômetros da charmosa Cortina d’Ampezzo, localizada nas montanhas italianas. A região de Conegliano e Valdobbiadene, e suas pequenas frações, encanta não só pela beleza, mas também por um vinho que é elemento da identidade de seus moradores, o Prosecco.

As colinas de Conegliano e Valdobbiadene são Patrimônio da Unesco desde 2019. A conquista foi festejada pelos moradores porque aumentou consideravelmente o número de turistas.

O que é o Prosecco?

O Prosecco é um vinho que conquista pela sua imediatez. Em suas melhores versões, é um espumante alegre, sem compromissos, ideal para ser bebericado despreocupadamente acompanhando uma boa conversa. Na Itália, especialmente nas regiões ao Norte, ele reina absoluto nos aperitivos de final da tarde entre amigos e colegas de trabalho. É elaborado com a uva Glera. Essa variedade era chamada de Prosecco até 1º de agosto de 2009.  Mudou porque, como denominava uma uva, o termo podia ser empregado por produtores de qualquer parte do mundo no rótulo de espumantes feitos com essa variedade, inclusive o Brasil possui algumas vinícolas. Portanto, depois dessa data o Prosecco deixou de ser legalmente uma cepa vinífera e ganhou a condição de DOCG e de DOC. Ou seja, Prosecco virou oficialmente a designação de uma denominação de origem, de uma região produtora demarcada, um conceito protegido pela legislação europeia. A estratégia permite o uso exclusivo do nome Prosecco nos espumantes saídos desta região. Foi também em 2009 que a região de Conegliano e Valdobbiadene foi promovida da condição de DOC (Denominazione di Origine Controllata) para a de DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita).

O Prosecco DOCG é laborado15 pequenas cidades, chamadas de comunes, entre Conegliano e Valdobbiadene. É nesse ambiente, cultivada em colinas, entre 50m a 500m de altura, que a uva Glera encontra as condições ideais para se desenvolver e apresentar um espumante rico em aromas, principalmente. Isso porque o solo e o microclima são ideais.

Há três tipologias de Prosecco que se distinguem entre si a partir da quantidade de açúcar residual: Brut, Extra Dry e Dry. A versão Brut é a que menos permite resíduos de açúcar por litro. Já o Dry é o mais doce e pode conter, segundo as normas DOCG, até 32 gramas de açúcar residual por litro. Seu método de elaboração é o charmat. O que pode variar entre uma empresa e outra é o tempo em contato das leveduras com o mosto.

A colina mais famosa: Cartizze

A colina mais famosa se chama Cartizze, e compreende os pequeninos lugarejos de San Pietro di Barbozza, Santo Stefano e Saccol, todos em Valdobbiadene. São pouco mais de 100  hectares de uva Glera, divididos entre centenas de agricultores, que dão origem a um espumante fresco e com aromas complexos, resultado da combinação perfeita de um microclima e de solo com características que permitem drenagem rápida da chuva.

Além de bebidas diferenciadas, esta colina é de uma beleza inconfundível, na qual os vinhedos se misturam a pequeninas e centenárias casas de pedra com janelas de madeira. No roteiro é possível visitar as vinícolas e almoçar em restaurantes típicos da região que são maravilhosos.

No site https://www.prosecco.it/it/cantine/ você tem uma lista de vinícolas para conhecer na região. Se você quer sugestões é só me enviar um e-mail para andreia@bonvivant.com.br ou envie um whats para +39 3459360346. Podemos pensar juntos em um tour lindo pelas colinas!

Andreia Debon

Jornalista/Autora

A Itália é um mundo quando falamos em vinhos e enoturismo. Quer embarcar comigo nesta viagem?

Conecte-se:

Links úteis:

Posts Relacionados

© 2023 Andreia Debon. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por:  Kosmo

plugins premium WordPress