Vai para a Puglia? Passe também por Matera, na Basilicata

Matera tem cerca de oito mil anos de história. Até o final dos anos 1950 Matera era considerada “uma vergonha” para a Itália porque muitas pessoas moravam nas cavernas junto com os animais

Se tem uma cidade que emociona toda vez que vou é Matera, localizada na região da Basilicata, Sul da Itália. É considerada uma das cidades mais antigas do mundo – a sua origem é pré-histórica, é daqueles lugares únicos no mundo (é como Veneza, tem que ir pelo menos uma vez na vida!). Está localizada a pouco mais de 60 km de Bari (nós chegamos até Bari pelo aeroporto de Veneza, mais próximo a nossa casa. Depois alugamos um carro, essencial para passear por aqui, já que Matera está no nosso roteiro de uma semana pela região da Puglia).

Matera tem cerca de oito mil anos de história. É fantástico apresentar isso para as crianças! A Helena, milha filha, adorou! A particularidade de Matera é que as casas foram escavadas nas rochas de tufo calcário. Por aqui são chamados sassi. É possível visitar algumas delas, hoje mediante pagamento.

 Até o final dos anos 1950 Matera era considerada “uma vergonha” para a Itália porque muitas pessoas moravam nas cavernas junto com os animais. Até o final dos anos 1960 a população foi deixando as grutas ou cavernas – obrigadas pelo governo.

Algumas famílias trocaram suas cavernas por casas populares. Hoje, com o boom de Matera, quem conservou sua propriedade ganha fortunas com a venda ou locação do espaço para hotéis, pousadas e restaurantes. Por falar em restaurantes, há dezenas e dezenas deles, desde os mais simples até os estrelados. Seja qual for que você escolher, não deixe de degustar o pão de Matera, que é muito famoso.

O percurso turístico pelas casas nas rochas concentra-se nas áreas chamadas de Sasso Barisano, caracterizada por cavernas e igrejas rupestres, e Sasso Caveoso, onde ainda é possível admirar pinturas e obras de arte seculares. Se hospede uma noite em Matera. A cidade fica ainda mais linda! É um lugar com muita energia, vida, luz. Vale muito a pena. É um pouco mais caro que outros lugarejos, mas vale cada centavo! Na Piazza Vittorio Veneto há uma cisterna enorme, com cerca de 15 metros de profundidade e super antiga.

Vá preparado para caminhar muito! Mas faça com calma. Pare em um bar, deguste um vinho local (uma Malvasia, um branco bem perfumado é uma sugestão). Os melhores meses para visitar Matera são: abril, maio e junho, setembro e outubro! Bom passeio, e se você quiser dicas de Matera é só me chamar enviar um e-mail andreia@bonvivant.com.br

Andreia Debon

Jornalista/Autora

A Itália é um mundo quando falamos em vinhos e enoturismo. Quer embarcar comigo nesta viagem?

Conecte-se:

Links úteis:

Posts Relacionados

© 2023 Andreia Debon. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por:  Kosmo

plugins premium WordPress