Vêneto: Torcolato e os segredos deste vinho licoroso do Vêneto

O Torcolato é um vinho obtido através do apassimento de uvas brancas autóctone do território, especialmente uma delas, a Vespaiola

De norte a Sul da Itália tem-se à disposição dezenas de vinhos licorosos. Entre eles está um que se chama Torcolato, o qual é elaborado na região do Vêneto, especificamente num território conhecido como Breganze, na Província de Vicenza.

O Torcolato é um vinho obtido através do apassimento de uvas brancas autóctone do território, especialmente uma delas, a Vespaiola, que é uma variedade branca muito cultivada no Vicentino, especificamente em uma região colinar próximo aos rios Astico e Brenta – a qual corresponde a Denominação de Origem Greganze DOC.

Para se fazer este vinho licoroso as uvas, depois de colhidas, passam por uma seleção e os melhores cachos são amarrados em fios grossos, entrelaçados entre eles e organizados em locais bem arejados chamados de ‘fruttaios’. Alie, ‘penduradas’, as uvas ficam cerca de três meses em processo de apassimento. O objetivo é que elas passem por um processo de desidratação e, com isso, atingiram um nível mais alto de açúcar, maior concentração de aromas, cores e sabores. Só depois disso é que acontece a elaboração do vinho, o qual chega à taça dos apreciadores somente depois de quatro ou cinco anos de amadurecimento em barricas de madeira pequenas ou médias. Há produtores que fazem este processo colocando os cachos em pequenas caixinhas de madeira, a exemplo de como acontece com o vinho Amarone.

O vinho Torcolato tem uma coloração amarelo dourado e aromas muito delicados de frutas bem maduras e mel. É macio, envolvente e persistente, com um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez. Harmoniza muito bem com tortas secas, como uma crostata, queijos de cura média ou longa.

Entre os produtores mais famosos do Torcolato está a Cantina Maculan, que elabora outros vinhos à base de Vespaiola, como o Breganze Vespaiolo, que é um vinho seco e muito fresco.

Onde encontrar: o Torcolato não é um vinho muito fácil de encontrar, inclusive na Itália. É mais fácil você ter acesso a ele quando fizer uma visita a cidadezinhas como Marostica, Bassano del Grappa e Vicenza.

A Cantina Maculan está em processo de levar seus vinhos para o Brasil. Vamos ficar na torcida, aí, sim, será bem mais fácil ter acesso a este vinho licoroso incrível! Saiba mais sobre a vinícola em Maculan – Il futuro è nelle nostre radici

Andreia Debon

Jornalista/Autora

A Itália é um mundo quando falamos em vinhos e enoturismo. Quer embarcar comigo nesta viagem?

Conecte-se:

Links úteis:

Posts Relacionados

© 2023 Andreia Debon. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por:  Kosmo

plugins premium WordPress