
Trattoria, osteria e ristorante. Você sabia que há diferenças entre eles? Se você está se programando ir para a Itália atenção para os significados para escolher o lugar certo na hora de almoçar ou jantar.
É importante dizer que todos estão ligados às tradições italianas e cada qual remete um tipo de serviço e gastronomia que é oferecido. Osteria é um local com poucas mesas, dando a sensação de exclusividade. Normalmente são servidos petiscos, como bruschettas, por exemplo, ou queijos, prosciuttos e outros pratos frios. E a gente como com a mão mesmo, um local bem informal, para ir beber um vinho mesmo!
Já na Trattoria são servidas refeições e a diferença para um restaurante, por exemplo, é que o que é servido são pratos regionais, com ingredientes locais. Na grande maioria dos casos é a própria família proprietária que atende ao público e o espaço é bem aconchegante, típico.
E um ristorante? Um Ristorante é um espaço maior, com muitas mesas, um menu com várias opções, pode ser cozinha italiana ou também internacional.

O que significa na Itália:
Pizzeria: local é especializado em pizzas e – às vezes – alguns outros pratos simples
Paninoteca: em italiano, paninho é um sanduíche, portanto, paninoteca um espaço onde servem sanduíches, torradas (crostines, crostones e bruschettas)
Enoteca: oferecem vinhos e alguns petiscos, o foco é o vinho, o qual é servido em taças
Prosciutteria: vende presuntos e salames, mas também funciona como paninoteca e vende pães.
Bistrot: termo que vem sendo muito utilizado nos últimos anos. É um local pequeno, que elabora pratos mais rápidos. É parecida com uma osteria, porém serve pratos simples, com matéria-prima de qualidade.
Cantina: só no Brasil se faz uma relação entre cantina e restaurante. Cantina, na Itália, é uma vinícola. Na Itália esse formato que no Brasil se chama cantina seria uma trattoria.