
Ah, a Puglia! Começo este texto com um suspiro. Esta região localizada no Sul da Itália (bem no salto da bota para quem conhece o mapa da Itália) é, certamente, uma das mais bonitas do país. E não é só paisagem. É um conjunto que reúne lugares belíssimos, sabores, cores e pessoas. O mar, principalmente do Salento, é um espetáculo! E, se não bastasse tudo isso, a Puglia é também produtora de excelentes vinhos – apesar de estar longe de competir, em fama, com regiões como a Toscana e o Piemonte, por exemplo.

A Puglia é uma das mais efervescentes regiões do sul da Itália quando o assunto é turismo e enoturismo. Tem recebido cada vez mais brasileiros e, por consequência, tem conquistado mais consumidores de vinhos. Você sabia, por exemplo, que é da Puglia um dos vinhos italianos que tem ganho a atenção dos amantes de um bom tinto no Brasil? O vinho se chama Primitivo di Manduria (a uva é a Primitivo, mas é na região de Manduria que ela nasceu e se destaca), uma bebida potente, seca, mas com um suavidade e taninos redondos.

Há outras uvas que se destacam na Puglia dos vinhos, como a Negroamaro, Sangiovese, Aglianico e Malbec. A variedade de uva Negroamaro, por exemplo, é utilizada para elaborar tintos especialmente em cortes com a Malvasia Negra – eu tenho provados alguns rosés muito bons com esta uva! Também entre essas tintas estão as autóctones Susumaniello– que eu me tornei fã quando visitei pela primeira vez a região, e Nero di Troia. Já entre as brancas, Trebbiano, Fiano e Bombino estão no topo.

Bom, agora que você conhece as uvas e os principais vinhos da Puglia é só organizar a viagem para a Itália! Se você vai para a Itália e quer fazer um roteiro de enoturismo é só me chamar pelo e-mail andreia@bonvivant.com.br e eu pensamos em algo bem legal para você e sua família!